sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Wilhelm Reich Part 2 : A Somaterapia e Roberto Freire

 "A Somaterapia ou apenas Soma é um processo terapêutico-pedagógico, corporal e em grupo criada no Brasil pelo escritor e terapeuta  Roberto Freire há cerca de quarenta anos.
Tendo a obra de Wilhelm Reich e sua pesquisa sobre corpo/emoção como a principal referência teórica, a Soma defende a noção de terapia como um processo que visa instrumentalizar as pessoas para a luta por sua autonomia emocional, social e política. As sessões de Soma abordam ainda os conceitos de organização vital da Gestalterapia, os estudos sobre a comunicação humana da Antipsiquiatria e a
arte-luta da Capoeira Angola. 

Os grupos duram até um ano e meio, com encontros periódicos (são quatro sessões mensais). Esta convivência possibilita uma dinâmica de grupo, onde o referencial é o Anarquismo. Esta é a maior originalidade da Soma: terapia como pedagogia política, onde o prazer e a liberdade são antídotos que combate a neurose gerada pelas relações sociais hierarquizadas."

 "Reich comprovou que, para se combater a neurose, era necessária a eliminação da tensão crônica da couraça. Na Soma, trabalhamos com exercícios corporais próprios, outros oriundos de jogos teatrais, danças e brincadeiras, além da capoeira angola. São trabalhos corporais variados que atuam sobre a couraça neuromuscular, buscando dissolver suas tensões crônicas, liberando a energia vital que estava sendo desperdiçada e tornando-a disponível para o ato de viver. Os exercícios bioenergéticos, além de produzirem uma boa circulação energética, também possibilitam a consciência corporal, consciência de si próprio, como também na identificação dos bloqueios. Ao mesmo tempo, o trabalho de conscientização ética e política importante para a compreensão das origens da neurose é desenvolvido na dinâmica de grupo autogestiva no decorrer da terapia." (retirado do site www.somaterapia.com.br)