sábado, 27 de outubro de 2012

O que é Anarquismo?

 O significado de anarquismo é "sem governo", mas porque sem governo se com ele é ruim, sem ele não é pior? a cidade não vai virar uma zona de guerra? as pessoas vão fazer tudo que der vontade? Essas são varias das perguntas sobre o anarquismo que pretendo responder e tentar provocar alguma curiosidade para que você abra um livro anarquista.

Micro-Genealogia do Estado e da dominação

 O Estado (País, Reino, Nação ou Império) não nasceu de um acordo de pessoas ou uma união de cidades. Antes de o Estado existir havia tribos nômades que aprendendo as técnicas de pastoreio e agricultura se tornaram sedentárias. A disputa por território, recursos ou por sexo criou disputa de tribos ou clãs, que eram famílias governadas pelos mais velhos, e assim as guerras. Percebendo que era mais proveitoso governar outra tribo do que saquear ou queimar, passou-se a criar os impostos, que nada mais eram -será que ainda não continuam sendo? - como "saques regulares", os impostos e também a propriedade privada porque mesmo a propriedade existindo antes do Estado, era uma propriedade "de ocupação" "de uso coletivo da tribo", depois da implantação do Estado passou-se a formalizar a propriedade, o monopólio da terra gerou as elites que governavam o Estado e dominavam as classes mais baixas, por isso a propriedade privada e o estado estão intimamente ligados.
 Até a ascensão do capitalismo, o sistema de produção era feudal, o dono das terras tinham o domínio sobre os camponeses que moravam lá, que deveriam trabalhar para ele e não poderiam deixar o feudo, essa elite agrária partilhava entre si o poder político com a justificativa de que eram os protetores do povo. Nessa época fica claro o poder do padre e a da igreja, não que antes a religião não tivesse tido poder mas no sistema feudal fica mais claro, a Igreja dava legitimidade ao domínio da aristocracia - até porque os cargos altos da Igreja eram ocupados por membros da nobreza - dizendo que haviam três classes, os que oravam (padres, freiras etc.), os que produziam (camponeses) e os que guerreavam e governavam (nobreza), e esse sistema foi criado por um tal deus de Israel, até ai pode-se concluir que existiam três opressores inter-relacionados o Estado, os proprietários de terra e a Igreja.
 Com o liberalismo e as revoluções burguesas, o direito exclusivo da nobreza de ter terras foi destruído, os banqueiros e os novos donos das terras e das ferramentas, os "meios de produção", subiram ao poder, ainda com apoio da Igreja, a democracia no início era limitada aos alfabetizados e com certa renda ou seja os proprietários e sua família. Depois de lutas populares e não por boa vontade dos governantes, as mulheres, os trabalhadores e os negros conseguiram o sufrágio universal, voto para todos, porém uma nova forma de domínio se originou, a grande mídia,que passou a controlar as eleições e a opinião pública ou melhor a opinião publicada.

A Utopia

 Mas sem os governantes não ficaria um pouco desorganizado? Esse é o ponto, anarquia não é desordem pura e simples, é liberdade, existiria organizações horizontais (sem hierarquia) para servir de fóruns e comitês livres, certo? Esses organismos já existem ou já existiram, a comuna, o sindicato e a federação de trabalhadores, a comuna seria como um munícipio livre onde os camponeses se reuniriam para resolver seu problemas por democracia direta. O sindicato seria bem diferente do sindicato de hoje que só serve para legitimar a exploração, agindo sempre a favor do patrão, seria a reunião dos trabalhadores de certa classe para planejar a produção e a distribuição de produtos, esse sindicato se reuniria com outros e criaria uma Federação de Trabalhadores da cidade que se uniria a outras formando as Federações Estaduais ou Provinciais e seguiria até chegar a um nível global.

Democracia Direta, Senso Majoritário e Controle Econômico da Política


Mas essa tal de Federação de Trabalhadores não vai ser a mesma coisa de que o Estado é hoje? Não, o Estado que se declara ser uma República democrática mas sempre, mesmo quando se pode ter uma democracia direta, recorre a democracia indireta, o velho método de conceder seu poder a terceiros e achar que eles farão algo por você, o Estado sempre aliena o povo e o rebanho agradece, a participação política tem que existir quando não for possível deve haver democracia mista com plebiscito para todas as questões importantes, outro ponto é a ditadura da maioria, é certo que a maioria não deve ficar de braços cruzados vendo uma minoria abastada explorá-la, mas quando a maioria arrogante com seus dógmas e preconceitos interfere na vida privada da minoria, como proibir o casamento gay ou que brancos(as) se casassem com negros(as) a atual democracia legitima. Além de todos os problemas anteriores existe o controle econômico da política, quem tem poder econômico sempre mandou, é impossível uma campanha eleitoral justa entre um partido com meio minuto de tv e outro com campanha milionária, 30 minutos de horário eleitoral, bandeiras, santinho, alianças políticas e toda essa porra de carro de som, afinal uma mentira repetida mil vezes se torna verdade.

A Natureza Humana

É natural refutar as utopias dizendo que a guerra, a destruição e o "mal", é a natureza humana, então quanto menos liberdade melhor, o sujeito é caótico, já o governo é pacífico, justo, moderado, em qualquer lugar precisa haver um poder superior, regulador. Porém não existe natureza e sim condição humana, depende da ideologia que se tem e da sociedade onde se vive. Um estudo psicológico feito por Wilhelm Reich pode desfazer estes preconceitos colocados em nossas cabeças desde que nascemos.

 “Se a sexualidade agressiva consiste em uma satisfação negada, a necessidade de satisfazê-la a despeito da negação continua a se fazer sentir. De fato, surge o impulso de experimentar o prazer desejado a qualquer preço. A necessidade de agressão começa a suprimir a necessidade de amar. Se o objetivo do prazer é completamente eliminado, tornado inconscientemente impregnado de angústia, então a agressão, que originalmente era apenas um meio, se torna – em si mesma – uma ação relaxadora da tensão. Torna-se agradável como uma expressão de vida, dando assim origem ao sadismo”

 O que Reich diz ? Primeiro precisamos admitir que a sexualidade, segundo a obra do psicanalista, seria a raiz do comportamento humano, que o Orgônio seria a energia da vida que se manifestaria de diversas formas, criando nosso modo de agir, nosso caráter. Então tanto as normas que formatam a sexualidade dos indivíduos, como as outras regras e hierarquias da vida cotidiana que acabam criando neuroses seriam barreiras, impedimentos, e a psicologia considera que uma Vontade que sofre um Bloqueio se torna Raiva, então a vontade de prazer se torna fúria, O Estado em sua forma mais ampla incluindo a Igreja e o Capital, impende os desejos das pessoas seja pela lei, pela moral ou pela miséria cria o instinto violento, a base da maioria dos crimes e também a guerra. 

"A tirania da Lei não é abrandada por sua origem majoritária" Henry David Thoreau

"O melhor governo é aquele que menos governa" Henry David Thoreau

Referências

Thoreau,Henry David. Desobediência Civil. 1848