quarta-feira, 10 de outubro de 2012

História libertária dos EUA

Hoje os EUA são vistos como "Império do Mal" e fazem jus ao título, mesmo que eu não concorde com a termo moralista "mal", são os maiores inimigos da democracia e da liberdade dos povos de todo o mundo, além de terroristas profissionais, porém a causa republicana, a abolição da escravatura e a liberdade religiosa em tempos onde nascia-se com um rei e um dono que possuia um documento legitimando sua servidão, são heranças de um país que um dia pode ser chamado de terra da liberdade.

Thomas Paine 

Dedicou a vida a Revolução Americana e Francesa, liberal quando este adjetivo era o top do progressismo e da esquerda, difundiu a ideia de renda mínima.
 Paine nasceu na Inglaterra quando esta era a mais rica nação, com domínio de não só suas colônias, mas de quase todo o mundo por sua economia e pela sua marinha, a maior até a segunda guerra, Paine viajou ao novo mundo em uma época de agitação, a Grã-Bretanha empobrecida pela guerra dos sete anos, viu na taxação da economia americana a solução, o imposto principalmente sobre o chá, desencadeou uma revolução de cunho emancipatório, Paine com o livro "Senso Comum" argumentou duramente contra a dominação britânica e ingressou no exercito de libertação das treze colônias.
Foi a França onde escreveu "Direitos do Homem" e logo depois tornou-se deputado, mas acaba preso por amizade com girondinos e tem depois, de sair da França por ser "Cidadão Nascido Estrangeiro", escreve a Justiça Agrária onde expõe a frase “todo homem, enquanto habitante o globo, é coproprietário da terra”, defendeu a democracia econômica depois da instauração política, um imposto para a escolarização das crianças, imposto progressivo sobre a herança, e que todos os proprietários de terras estariam em constante dívida perante a sociedade e que deveria pagar um "aluguel natural", que deveria ser destribuído para todos como forma de indenização pelo direito natural que a o sistema de propriedades o privou.
''Racionalização e simplificação do sistema de proteção social, luta contra a pobreza e a exclusão, crescimento da liberdade individual: é a volta das ideias de Thomas Paine.'' Pierre-Henri de Menthon

John Brown

John Brown foi um militante convicto abolicionista, depois da morte do jornalista Elias Lovejoy, por uma multidão pro-escravista, e do saque de Lawrence onde pró-escravistas invadiram jornais,casas e um hotel, e os jornais tomaram posição de apoio radical a escravidão, decidiu que a luta armada era a solução para o fim da servidão. Liderou o Massacre de Pottawatomie ou Kansas sangrento (1856) onde um grupo de abolicionistas mataram 5 escravistas. Brown planejou 3 anos depois uma incursão à Harpers Ferry deposito de armas da Virginia, seu objetivo era armar os escravos, porém em menos de 36 horas os membros de seu grupo tinha sido presos ou capturados. Durante seu julgamento proferiu discursos que atraíram a atenção de todo o país, sua postura de revolta radical foi o prólogo da guerra de secessão, sua frase mais marcante mostra a base de sua vida “estes homens só falam, o que precisamos é de ação, ação!”.



Henry David Thoreau 

 Escritor cuja duas principais obras são Walden e Desobediência Civil, na primeira cujo a segunda denominação é "A Vida Nos Bosques" trata-se de uma autobiografia onde já no século XIX o autor critica a vida nas grandes cidades a vida industrial, conta sua experiência de dois anos de vida na floresta, porém não como eremita, isolado da sociedade, mas um modo de vida autônomo com visitas a sua casa, e visitas a casa de amigos. A segunda originalmente "Resistência a um Governo Civil" é uma das obras bases do anarquismo, argumenta da necessidade de não apoio à governos opressores e injustos, a ação do indivíduo dar-se-ia por exemplo com a recusa do pagamento de impostos em protesto contra a escravidão e a guerra mexicana (caso do autor). As teorias de Thoreau foram aplicadas com sucesso nos EUA por Martin Luther King contra a guerra do Vietnã e na defesa dos direitos dos negros, ou admirador de Thoreau foi Mahatma Ghandi, principal ator da independência da Índia e do Paquistão.
Buscando uma forma ativa de resistência, aqueles que praticam a desobediência civil escolhem deliberadamente por quebrar certas leis, seja formando piquetes pacíficos ou ocupando ilegalmente algum prédio. "Fazem isso na expectativa de que serão presos, ou até mesmo atacados pela autoridade. Existem métodos já estudados de como reagir a ataques e tentativas de prisão." editor da wikipédia
''Quando o súdito nega obediência e quando o funcionário se recusa a aplicar as leis injustas ou simplesmente se demite, está consumada a Revolução'' Henry David Thoreau 
''O melhor governo é o que menos governa'' Henry David Thoreau.